Dicas para você começar a empreender também

O primeiro passo para começar a empreender é ter uma ideia, uma boa ideia. Tendo uma solução inovadora para um problema recorrente você já vai ter uma vantagem no mercado contra aqueles que querem empreender mas não fazem a menor ideia do que fazer.

Mas agora que você já sabe o que fazer, espero que seja algo que você goste bastante!

Uma das grandes dicas para quem quer começar a empreender, mas não tem muito dinheiro, é essa: trabalhe com aquilo que você conhece. Quando você trabalha com aquilo que já tem experiência, já conhece e entende a fundo, você desenvolve seu negócio em cima de suas habilidades e evita precisar de alguma assistência externa — que às vezes pode custar mais um bocado de investimento.

 

Nesse ínicio você pode ser um Microempreendedor
Se cadastrar como Microempreendedor Individual (MEI) é uma forma de trabalhar de maneira regulamentada com o seu negócio. São inúmeras opções disponíveis no mercado para você ser o seu próprio chefe. Pesquise sobre as diferentes possibilidades e escolha.

Uma das vantagens de ser MEI é que a modalidade exige pouca burocracia e conta com gastos reduzidos – ideal para quem está começando e não tem muito capital a investir.

 

Evite gastos desnecessários
Esqueça a ideia daquela poltrona caríssima ou daquela sala no melhor ponto da cidade. Quem está começando com pouco dinheiro tem que decolar com o menor peso possível, afinal, encontrará diversos gastos incontornáveis pela frente — como aluguel, luz, telefone e… impostos. Sem essas despesas, sua empresa não vai pra frente!

 

Adote o home office ou um espaço de coworking
Uma excelente maneira de economizar logo no começo é adotar os sistemas de home office ou coworking, no entanto, a escolha de cada um deles depende de com quê você deseja empreender.

Arquitetos, advogados, designers e jornalistas, por exemplo, podem escolher facilmente o primeiro modelo, transformando algum quarto ou área da casa como escritório e apostando no uso da internet para desenvolver suas atividades. Já aqueles que precisam de reuniões constantes e pessoais com clientes, precisam de um endereço comercial e gostam de ter contato com outras pessoas ao longo do dia, as salas de coworking podem ser uma saída mais econômica e interessante.

 

Use (e muito!) o marketing digital
Essa talvez seja uma das melhores dicas daqui, uma vez que ela funciona tanto para quem está começando a empreender quanto para grandes e médias empresas com bom tempo de estrada.

 

Encontre o quanto antes os seus primeiros clientes ou investidores
Tudo o que falamos até aqui é importante, mas não adianta: para um negócio decolar e ter um crescimento constante, é preciso clientes e pessoas que invistam na sua ideia.

Afinal, é impossível transformar um empreendimento em algo rentável somente aplicando dinheiro nele e não tendo nenhum retorno. Mais uma vez, o marketing digital pode ajudar na atração desse público.

 

Entenda a importância do seu próprio suor
Independentemente de qualquer coisa, entenda que cada gota de suor tem importância para o negócio que está se desenhando.

Lembre-se do motivo de estar investindo nesse sonho e não se deixe abater pelas dificuldades. As noites mal dormidas e os litros de café consumidos para pensar na melhor ideia de empreendimento serão recompensados mais à frente.

Com essas dicas infalíveis você será um ótimo empreendedor e estará pronto para dar o pontapé inicial na sua carreira.

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.