Entenda como você pode praticar a empatia em sua liderança

“Empatia”, que palavrinha importante! Eu sempre trabalhei para liderar de forma humanizada, no sentido real da expressão, prestando atenção em meus colaboradores, procurando entender como se sentem e como posso melhorar suas experiências.

 

E por muito tempo, acreditei que era aí que eu praticava minha empatia, sendo responsiva e solidária com os membros da minha equipe. Mas, com o tempo, percebi que para um líder, ser empático também abrange outro significado.

 

Uma liderança empática é aquela em que o gestor compreende que as necessidades do time e de seus colaboradores devem ser priorizadas, muitas vezes deixando as suas próprias de lado. Quando isso acontece, damos um passo muito importante em nosso crescimento profissional e pessoal, afinal, não é tão simples assim na prática.

 

Os resultados de praticar esse conceito no seu dia a dia são inúmeros, um deles é ter a confiança da sua equipe, uma vez que esta sabe que pode contar com os seus esforços e energia quando precisarem e também contribui para que seus liderados te vejam de uma forma mais ‘humana’, tirando aquele estigma de chefe.

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.