Método para lidar com a frustração

A maior parte das coisas na vida não dependem só da gente. É claro que o nossa motivação e empenho são responsáveis por fazer com que a gente alcance resultados. Mas existem coisas que nem com todo o empenho do mundo dependem só da gente.

Não sei se isso acontece com você, mas quando algo dá errado por conta de outras pessoas eu fico muito frustrada.Isso me fez refletir, e pensar em uma saída inteligente para a frustração.

Então hoje eu vim aqui contar pra vocês essa estratégia muito importante no meu dia a dia, e espero que seja pra você também!

A Saída Inteligente para a Frustração.

Uma maneira inteligente de lidar com a frustração é identificar as boas surpresas que não teriam surgido se o “plano A” tivesse funcionado. Aí você deve estar se perguntando: 

“ Mas como assim Tati, como vou ficar feliz se o que eu queria não deu certo?”

Calma que você vai entender… Segundo o professor Eugênio Mussak, é importante fazer uma revisão constante dos acontecimentos. Isso é necessário para entender que às vezes uma “derrota” pode ser necessária para alcançar oportunidades. Desse jeito é possível identificar o que fez dar errado, e evitar que aconteça novamente. Mas essa estratégia é mais do que apenas aprender com seus próprios erros.

Uma situação que você já deve ter passado é aquela viagem que você queria muito ir, mas acabou não indo porque ficou gripado, só que depois ficou sabendo que foi a maior cilada?. Ou então aquele negócio você ia entrar de cabeça, mas algo atrapalhou, e depois você descobriu que o negócio acabou falindo?

As vezes o Plano B se torna a melhor opção

 Nessas situações o plano B, que seria passar o fim de semana em casa colocando as séries em dia; Ou então continuar no seu emprego atual, acabou sendo melhor do que fazer algo que seria ruim pra você naquele momento. Não dá pra dizer que essas situações são agradáveis, mas foi bom que não aconteceu. Pois do seu plano B podem acontecer momentos incríveis. Você pode acabar se apaixonando por uma série nova ou até promovido no seu trabalho. É aquele o famoso “ que bom que aconteceu aquilo senão não teria acontecido isto”

É preciso saber aproveitar esses momentos, por mais que seja o plano B. Afinal também é possível obter aprendizado com isso. Devemos tentar ser felizes nessas situações, senão a vida fica muito mais difícil do que ela precisa ser. Mas independente do tanto plano A quanto plano B, é sempre essencial focar no seu propósito e fazer de tudo para que ele se concretize.

Espero ter ajudado você com essa reflexão, que a gente possa lidar com as frustrações com mais positividade, e reverter isso em motivação para conquistar nossos objetivos!

Bora fazer valer a pena?

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.