Motivação Humana

Você já sofreu de ansiedade e irritação quando o domingo vai terminando? Sempre acorda de mau humor? Odeia segunda-feira? Fica olhando para o relógio a cada 15 minutos pensando no almoço ou na hora de ir para casa? Acha que poderia render mais?

Gostaria de estar vivendo a vida de outra maneira?

Se você se identifica com alguma dessas situações, provavelmente você está na sua zona de conforto, que geralmente costuma ser muito desconfortável. Entretanto, isso acontece justamente pela falta de MOTIVAÇÃO, já que sem ela você não consegue ter uma perspectiva de melhora e nem sentido no que está fazendo.

Essa situação se agrava ainda mais quando você ocupa um cargo de gestor ou líder. Todos estes sintomas podem estar relacionados a falta de motivação no trabalho.

E você como líder, sabe o que cada membro de sua equipe responderia para estas perguntas? Consegue identificar quais deles estão realmente motivados em suas funções?

De uma forma simplificada, motivação é o movimento para a ação. São as razões que conduzem um indivíduo a realizar uma determinada ação.

A motivação pode ser dividida em três tipos:

Consciente: é a motivação que você sabe e entende que está lhe impulsionando para agir.

Inconsciente: você não sabe, não compreende o que o leva a agir.

Em longo prazo: caracteriza-se pela persistência em realizar objetivos que estão no futuro mais distante, longe de serem alcançados; uma das dificuldades é vencer as resistências iniciais e dispor de energia para alcançá-los.

Em curto prazo: caracteriza-se pela intenção em vencer os empecilhos que frequentemente surgem no caminho. Esse comportamento ajuda a estar periodicamente motivado. A pessoa administra melhor sua tarefa e encontra energia suficiente para “derrubar os muros”. Cada etapa vencida traz a experiência e o sentimento de vitória, e consequentemente reforça a motivação em longo prazo, deixando os objetivos cada vez mais próximos – o que antes era percebido como distante e até inalcançável. Por exemplo: O método utilizado pelos Anônimos (AA, NA, etc.).

A motivação no trabalho…

A motivação no trabalho é uma das principais preocupações para líderes, gestores e profissionais de recursos humanos e comunicação interna do mundo todo. Assim isto está intimamente ligado com o rendimento no trabalho e, consequentemente, com os resultados da organização.

Um colaborador motivado trabalha com satisfação, com confiança, com comprometimento, são mais criativos e autossuficientes, pois são mais determinados ao realizar as tarefas e enfrentar os problemas do dia-a-dia.

Contudo, para entender como ter motivação no trabalho é preciso entender como funciona a motivação humana como um todo, por isso eu vou disponibilizar um ebook completo sobre o tema! Confere aqui e continue acompanhando os conteúdos, Bora!

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.