O NÃO te leva ao sucesso!

Você sabe dizer não?

Sabe aquela pessoa boazinha, que não se impõe, sempre ajuda todos da empresa, nunca diz não, e todos a adoram? Já reparou que ela mesmo atendendo a todas as demandas adicionais, continua nunca sendo um dos destaques da empresa?

Vou te explicar porque esse tipo de situação acontece, partindo de dois pontos de vista.

Para as pessoas que estão de fora, essa sempre será a pessoa que realizará aquilo que eles estão ocupados demais para fazer, pois estão cuidando das coisas que são mais importantes. Então delegam a outra pessoa essas tarefas, como pedido de favores.

Essa pessoa boazinha e generosa com todos, muitas vezes é por insegurança ou falta de posicionamento. Com isso, ela acaba tentando abraçar o mundo, e  agradar todos a sua volta, talvez até pensando que será reconhecida por isso.

Porque sempre dizer sim, pode ser um problema?

De qualquer maneira, o fato é que não ter foco, pode limitar drasticamente o alcance das suas realizações profissionais. Já ouviu aquele ditado popular “Melhor ter um pássaro na mão, do que dois voando”? Pois bem, na vida profissional, isso deve ser aplicado de forma que, melhor uma coisa bem feita, do que várias feitas razoavelmente.

Em vez de dizer “sim” para tudo, busque escolher um ou dois projetos essenciais para você e dedique toda sua energia para eles. O resultado será um crescimento nas áreas que realmente podem alavancar a sua carreira. Fazer várias coisas ao mesmo tempo leva a uma evolução mediana em diferentes áreas. Enquanto que focar em uma ou duas coisas que são realmente importantes pode levar a resultados extraordinários.

Portanto, diga não aquilo que não condiz com os seus objetivos, não pegue para si mais peso do que pode dar conta, e principalmente não tenha medo de dizer NÃO para as pessoas, é nessa hora que vemos quem realmente quer nosso bem.

Por isso eu gostaria que você parasse agora, fechasse os olhos, e mentalizasse quais são as suas metas. Depois disso, olhe a sua volta, e repense se você está colocando sua energia naquilo que realmente vale a pena. E aí, qual foi a sua conclusão? Me conte aqui nos comentários.

Eu também estou em busca desse equilíbrio, então bora correr atrás e fazer aquilo que realmente vale a pena? Bora!

 

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.