Voce é um Lifelong Learning?

Atualmente, devido aos avanças constantes e rápidos da tecnologia, o mercado de trabalho tem cada vez mais cobrado de seus colaboradores habilidades diferentes da que nós aprendemos na educação formal (escola e universidade). Esta necessidade de aprender mais e mais coisas tem um nome: lifelong learning.

 

Lifelong learning, em tradução livre, é o aprendizado ao longo da sua vida, é o conceito de sempre estar atualizado e se atualizando para as novas tendências do mundo e do mercado de trabalho. É um aprendizado continuo que perdura durante a vida, flexível, diverso, disponível em diversos lugares e não necessariamente formal.

 

Entender que esse termo existe e necessidade dele é consequência do modelo tecnicista do século 20, que ainda existe no século 21. Esse modelo de apenas estudar o suficiente para executar uma função durante a sua vida toda é ultrapassado e não pode existir em sociedade plural como a nossa, e que passa por diversas mudanças num período de 5 anos.

 

Mas você trabalha o conceito de lifelong learning?

 

Trabalhar esse conceito na sua vida pode trazer diversos benefícios e, hoje, te destacar no mercado de trabalho. Em um mundo de alta concorrência na sociedade, se destaca quem sabe mais e tem um conhecimento ou habilidade especifica, muitos chamam isso de soft skills.

 

Então, exercer o aprendizado constante ao longo de sua vida, além de se manter atualizado, é um conceito que pode te promover no mercado de trabalho, conseguir alcançar objetivos mais fáceis na sua vida, criar um hábito saudável e exercitar conhecimentos de diversos tipos. É um investimento para a vida.

 

Como trabalhar o lifelong learning na sua vida?

 

Muito ainda pensam que depois de terminar o curso técnico ou faculdade já é o suficiente para seguir carreira para o resto da vida, porém, como dito antes nesse artigo, hoje não podemos nos acomodar na nossa educação. É necessário um planejamento e vontade de sempre estar aprendendo e mantendo ativo o nosso desejo por conhecimento.

 

Devemos sempre pensar em como o novo conhecimento pode agregar na nossa carreira profissional e pessoal. Investir em cursos de qualidade é um dos caminhos mais básicos para se começar, geralmente durante a graduação o conhecimento ensinado lá é muito amplo, investir em cursos especializantes na sua área de atuação é um modo de se destacar no mercado de trabalho, ou então, cursos de fora da área que podem complementar o seu currículo são bem-vindos.

 

Além de ser conceito para a vida, o lifelong learning tem por objetivo entender as tendências do mundo, e se o estudo for aplicado de maneira positiva, o entendimento para perceber as novas tendências e antecipa-las é o maior expoente para o “aprendizado para toda a vida”.

 

Por fim, compreender como podemos melhorar e buscar a melhora constante na nossa vida é um dos grandes pilares do lifelong learning. Estar sempre em busca da melhora e do aprendizado para se tornar melhor, é um dos processos mais difíceis do conceito, porém mais recompensadores. Muitas pessoas se acomodam e não levam o aprendizado consigo, essas pessoas se tornam limitadas e estagnadas durante o processo, logo, ter essa ambição da melhora constante é o que vai diferenciar alguém no final do processo.

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.