Você sabe a diferença entre propósito e metas?

Confesso que eu não sou muito da matemática, mas a equação do sucesso: 

Propósito = objetivo x metas

É uma das equações mais importantes que você deve ter conhecimento na vida. Para isso eu preciso que você tenha muito bem definido o que é cada um desses fatores

Você sabe a diferença entre propósito, objetivos e metas? É comum algumas pessoas fazerem confusão com esses três conceitos e até acharem que são sinônimos. Mas esse é um entendimento superficial e perigoso sobre o seu propósito de vida e a melhor forma para clarear a diferença entre essas duas poderosas ferramentas é mostrando como eles atuam de formas diferentes e dependentes na produção de resultados.

Propósito, objetivo e meta têm significados diferentes e exercem funções distintas no alcance dos resultados almejados. Já vi diversas pessoas fazerem uma má interpretação desses termos e acabaram frustrados por não conseguirem alcançar com êxito o que realmente buscavam. Por isso, saber distinguir essas três palavras faz uma enorme diferença na nossa vida pessoal e profissional.

Portanto não devemos nos prender apenas ao significado do dicionário, é preciso analisar o que essas palavras querem dizer na prática. Ter a clareza do que elas significam é fundamental para planejar sua vida e trabalhar dentro da sua realidade.

Propósito

O que te faz levantar da cama todo dia? A resposta dessa pergunta é o Propósito.   Ele que orienta sua trajetória existencial. O Propósito está diretamente relacionado com a sua identidade, crenças e valores. Se pergunte qual legado você gostaria de deixar no mundo? Isso também responde sobre qual é o seu propósito. O propósito deve estar alinhado com seus sonhos e aspirações mais profundos. Lembre-se, o propósito que vai nortear seus atos.

Objetivo

O objetivo é uma descrição mais específica de onde você quer chegar. É o que você pretende realizar em sua vida daqui uns anos, seja no âmbito pessoal ou profissional. Pode ser uma das etapas ou passos para você alcançar o seu Propósito. Eu também enxergo os objetivos como desejos. São os nossos “porquês. Saber exatamente o porquê de fazer tal coisa é fundamental.

Meta

A meta é o caminho que você deve percorrer para chegar ao seu alvo. Quando a meta é realizada, o objetivo é alcançado. Ela serve para validar o que você realmente deseja, sendo feita de forma racional e com prazos estipulados. O objetivo trabalha lado a lado com a meta. Sem a meta você não consegue sair do lugar. Se o seu objetivo fica emperrado em algum canto é porque você certamente não está cumprindo as metas como deveria. Com suas metas sendo cumpridas, aos poucos, você vai ter chegado ao seu objetivo.

Mas afinal como isso me faz chegar ao sucesso?

Agora vem a parte mais importante, onde eu vou te explicar como os três precisam trabalhar um em função do outro para que você alcance a sua realização.

Metas funcionam como questões de responsabilidade. Infelizmente, vejo pessoas que não cumprem as metas e, consequentemente, comprometem a realização dos objetivos, logo não tem resultado nenhum.

Sabe o que acontece em seguida? Eles se frustram e depois desistem. Isso muito vezes causa insegurança e questionamentos sobre o propósito. Saiba que para realizar qualquer meta é preciso foco, determinação e muita disciplina. Sem isso, você não chega a lugar nenhum. Então, as metas devem ser encaradas como pequenos objetivos a serem cumpridos para se chegar ao seu objetivo maior.

Dessa maneira, é preciso entender que a realização ocorre em um efeito dominó, as metas levam ao objetivo, e os objetivos a realização do propósito. Por isso se dedique todos os dias a pequenas coisas que no fim, te farão sentir grande. Isso tudo faz parte da nossa evolução, então não dê valor apenas ao prêmio final, mas sim a todo o percurso que te fez chegar lá.

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.